3.05.2007

Uma Aventura de Sonho - "The Long Way Round"

Como sou um amante incondicional de motos não podia de deixar de ler este livro. Fiquei curioso ao ver que um dos intervenientes ser o Ewan McGreggor ("Big Fish", "Star Wars" I e II , "Moulin Rouge"...) e que, tal como eu, é "maluquinho" por motas. Estes dois amigos, inspirados pelas aventuras de Ted Simon (um ex-jornalista que deu a volta ao mundo numa Triumph Tiger 500) em "The Jupiter's Travels", decidiram colocar mãos à obra e, depois de reunir uma equipa de apoio (não são nada burros...), ir dar uma "voltinha": de Londres a Nova Iorque pelo caminho mais longo. Sendo assim passaram pela Europa Central, Ucrania, Kazaquistão, Mongolia, Siberia e Canada (a ligação entre Magadan na Siberia e Anchorage no Alaska foi feito de Ferry).
Este livro não nos chateia com termos técnicos. Tem uma visão muito humana e relata, pela mão de cada um, as várias peripecias por que passaram durante 4 meses. Podemos ler desde os pensamentos mais pessoais (durante horas e horas de condução), passando pela contemplação de paisagens de cortar a respiração (algumas fotos no livro) até as aventuras de cada um (passagem de rios profundos, testas inchadas com mosquitos do Casaquistão,pontes em estado duvidoso, jantares com a máfia russa onde cantaram e deram tiros com Kalashnikov's, jantares com mongois onde provaram testículos de boi!!!!).
Foi com esta experiência e depois de ter visitado vários locais onde a UNICEF actua e ter contactado com crianças vítimas de Chernobyl e de apoio às crianças abandonadas na Ucrania que Ewan ficou particularmente empenhado em ajudar esta (e outras) associações. Desta forma, as verbas deste livro, assim como todo o merchandising associado, reverte, em parte, para essas mesmas instituições.
Acho que vale a pena ler.
Neste momento estão a planear o "Long Way Down" (de Londres à Cidade do Cabo).
Podem dar uma vista de olhos em: http://www.longwayround.com/html/longwayround.html
Apesar de, enquanto conduziam, ouvirem músicas dos Radiohead, Stereophinics, Massive Attack... vou colocar uma "Road Song" dos Black Crowes: "Wiser Time". Acho que liga bem com uma boa estrada ;))) (e segundo a imagem estereotipada dos "motoqueiros", para além da figura de feios, porcos e maus há sempre o R'n'R.... vou tirar tudo excepto o R'n'R eheheh).



No time left now for shame
Horizon behind me, no more pain
Windswept stars blink and smile
Another song, another mile
You read the line every time
Ask me about crime in my mind
Ask me why another road song
Funny but I bet you never left home
Chorus:
On a good day, its not every day
We can part the sea
And on a bad day, its not every day
Glory beyond our reach
Fourteen Seconds until sunrise
Tired but wiser for the time
Lightning 30 miles away
Three thousand more in two days

1 comentário:

Miguel disse...

Grande Jonny, são duas menos um quarto da manhã e estou aqui a ver o teu site.
Devia estar a dormir porque amanhã vou ao test drive da tua marca para ver se apanho lá uma speed triple :)

Gostei bastante daquilo que vi desta segunda vez que cá venho e já me registei no site dos men's "The Long Way Round"

Um abraço dos bons