6.11.2007


Rumo a Bilbao

Finalmente consegui um tempinho para parar um bocadinho por aqui e partilhar algo mais convosco.
Este último fim-de-semana aproveitei o facto de ser prolongado e rumei, desta vez, até Bilbao. Confesso que ía com uma ideia que iria ver uma cidade em que o mais importante seria o seu museu Guggenheim e resto seria "paisagem"... pois enganei-me!!
Bilbao é uma cidade tipicamente espanhola: uma zona "nova", com os seus prédios, e uma zona velha, com as suas "calles" estreitas mas plenas de vida e que desembocam, invariavelmente, em grandes praças. Tive a oportunidade de ficar nesta zona, o "casco viejo".
O primeiro dia foi dedicado à "exploração". Depois de um bom pequeno almoço num dos sítios históricos (Bar Iruña), comecei, como seria de esperar, pelo museu.
Se as fotos já o mostravam de uma forma fantástica, ao vivo é magnífico. Todas aquelas linhas curvas, cobertas com placas de titânio, são hipnotizantes (até sensuais!), fazem-nos tirar fotos atrás de fotos e não fazem prever a imensidão que é por dentro. Apesar de estarem com o último piso em remodelação (e por isso tive desconto no preço do ingresso... como seria em Portugal??...) os outros dois encheram-me as medidas. Todas as obras de arte expostas eram dignas de serem vistas, mérito para o "audioguia" que fornecem à entrada.
De seguida, e com uma ajudinha do posto de turismo (que são muito bons) percorri todos os pontos de interesse. Vale a pena ver as suas igrejas e mosteiros, arquitectura, avenida do comércio, subir ao funicolar (tem-se uma vista sobre Bilbao fantástica) e o obrigatório "casco viejo". Há arte por todo o lado.




Gostei de "viver" estes dias "à espanhola". É bom ver como este pessoal goza o dia, mais propriamente o fim de tarde. Às 7 da tarde as várias tabernas começam a encher e é vê-los a beberem umas "cañas" (fino/imperial...) e comerem umas tapas ou "pintxos" (mesmo quando ao lado está a decorrer uma missa numa igreja qualquer). Confraternizam até por volta das 10 da noite, altura em que vão jantar... nas calmas.... e como "em roma sê romano"... assim fiz! Gostei!!

Contava, também, ouvir falar mais basco mas tal não aconteceu. Apesar do nome das ruas estarem tanto em castelhano como em basco e por todo o lado se ler muita coisa na "língua proibida", todas as pessoas falavam em castelhano e, para nosso gaudeo, percebem-nos perfeitamente (mesmo falando em português!).
Vale a pena!!!
Em matéria de alojamento também não falta onde ficar, desde * até *****.
Se lá forem só recomendo não ficarem no "hostal" onde fiquei: Hostal Arreaga. As instalações são razoáveis mas fui enganado, combinei um preço para guardar o carro e no fim cobraram-me outro (mais caro...).
A vinda foi feita ainda por Santander onde saliento as suas costas balneares com praias muito boas (... e uma manif contra o trânsito no centro da cidade feito por pessoas completamente nuas em bicicletas...) e por Leon (muito bonita com um certo "ar" medieval).
Cheguei cansado mas de alma "recarregada".

9 comentários:

Anónimo disse...

De carro?
Dassss!
:)

Miguel

Jorge P. Guedes disse...

Pessoa:

Estive em bilbao há uns 10 anos talvez, ainda o Gugenheim não estava nem projectado.
Cheguei de carro e entrei na cidade vindo da parte alta jã eram mais de onze da noite.
Ficámos no Hotel Aranzazu, um 4 estrelas, nunca mais esqueci o nome. era um daqueles edifícios tipicamente bilbaínos, grandes, altos, antigos e bem conservados.
A graça é que, na manhã seguinte, tomado o pequeno almoço buffet que os espanhóis servem do melhor que há, enquanto tirava o carro da garagem e ia esperando pela família, liguei a rádio numa emissora local que falava castellano, por supuesto, e ouvi a notícia: naquela noite, numa rua paralela ao hotel tinha rebentado uma bomba. O que a gente se riu...

O Pais Basco é lindíssimo e as Astúrias e a Cantábria preciosas. santander é moderna, viva, mas impossível no verão. É um mar de gente!

Adoro Espanha, que conheço de uma ponta á outra com excepção da zona de Valencia. Sempre lá fui bem tratado e apenas em Madrid se nota uma maior frieza das pessoas, o que é normal nas grandes capitais. E Madrid é grande mesmo...

Um abraço e parabéns por essa bela viagem.
Y ahora, nos vamos a por unas cañas Y unos pinchazos? Vale!...hasta luego!

Jorge P. Guedes disse...

Desculpa, eu disse 1o anos! Estou doido, foi em 1991 ou 92, tinha então o meu primeiro Honda, um Concerto. Estive lá, portanto, há 15 ou 16 anos, como passa depressa o raio do tempo... uns 10 ou até mais deve ter o Museu!...

pessoa disse...

Miguel:

É verdade, fui de carro... estou a poupar a mota para a outra grande viagem em Outubro!!
Só tu sabes a seca que a condução deve ter sido, não é ;) eheheheh....
Um abraço

j.g.:

Tens razão, a Espanha é muito bonita e sempre que lá fui (salvo pontuais excepções) fui muito bem tratado também.
10 anos.... é verdade foi quando o museu foi construído :)) o tempo passa a correr não é?
Aceito o convite!! Sai uma caña com um pintxo de tortilla e jamon!!!

tb disse...

linda a viagem e a forma de nos transmitires as suas emoções. Sim de facto a nossa vizinha é bonita e vale a pena percorrê-la. :)
Beijo

Anónimo disse...

De facto nossa vizinha Espanha tem muita beleza, bela viagem...

Meu doce beijo e meu rastoooo

Ka_Ka disse...

“O segredo do êxito é a honestidade. Se puderes evitá-la, consegues lá chegar.”
Groucho Marx

Entre linhas disse...

Bela viagem virtual en terras da nossa vizinha Espanha,obrigado por partilhares tão bonito espaço.
Bjs Zita

Outsider disse...

Ei coño passa-me una caña!!!
Abraço!!