11.22.2007

Finalmente... de volta.
Marrocos #1

Olá Blogosfera!! Realmente foi um grande interregno. Não, não me perdi no deserto nem me trocaram por camelos eheheh. Apenas o trabalho e, confesso, um pouco de preguiça que se apoderou de mim depois desta viagem, me mantiveram afastados do "Grama".
Mas agora estou de volta.
Marrocos é "um mundo à parte", não só pelas suas paisagens mas também pela sua cultura e pela sua gente.
Depois de se tentar acomodar a bagagem de duas pessoas mais acessórios em três pequenas malas duma mota fizemo-nos à estrada. A viagem até Tarifa não tem muito que contar apenas saliento os belos caminhos do interior do nosso Portugal.
O dia seguinte "empacotamos" o "Beículo" no ferry e fizémo-nos ao mar!!!
A aventura começa no "lá-de-lá".... mal pousamos o pé em solo Marroquino "caem-nos" em cima uns senhores que se prestam para acelerar o processo de entrada no país em troca de uma "pequena" gorjeta... mais tarde (à vinda) apercebemo-nos que o processo não é assim tão complicado e não é tão moroso quanto isso. Depois dos pró-formes lá nos apressamos por saír de Tangêr pelo meio do caos que é o trânsito. Tânger é uma cidade como outra qualquer...
No trajecto até Fès ainda paramos em Chefchaouen.
Aquela vila é muito bonita com as suas casas brancas com as portas azuis. Aqui esperávamos petiscar qualquer coisa mas havia um pormenor... era Ramadão! Aquele pessoal não come nem bebe (!!) durante o dia por isso a solução foi ir até ao Hotel mais próximo, e aí "fazem o favor" de nos servir qualquer coisa. Aqui provei o prato nacional: Tarjin, uma espécie de guisado que pode ter as "variantes" de frango, borrego e vegetais com couscous. Uma nota, o pão é muito bom (ok o nosso é melhor mas aquele não lhe fica atrás).
Já mais compostos rumamos a Fès. Durante o percurso podémos observar uma paisagem muito verde e até, em alguns sítios, muito parecida com Portugal! As viagens fazem-se muito bem. As estradas, asfaltadas, estão em bom estado, a sinalização é boa e, embora haja muitas operações stops e controlos de velocidade (com umas câmaras de filmar muito manhosas que duvido que registem alguma coisa...), aqui os motards nunca foram mandados parar (também éramos tantos!...). Convém é ter cuidado com as crianças que andam pelas bermas e com os animais... e com alguns camiões atulhados até às "orelhas"!!!

Chegados ao nosso destino e depois de instalados fomos dar uma volta a pé pelo centro da cidade. Ora, era uma sexta-feira e, pelos vistos, dia de festa na altura do Ramadão... aquilo parecia o S.João só que em vez de se beber Super Bock, aquela gente "enfrascava-se" com chá de menta como se não houvesse amanhã. Vai daí... em Roma sê romano... fizemos o mesmo. Soube mesmo bem!!!
Para passar o tempo ainda contemplámos um cruzamento fantástico onde poderíamos ver como o código é uma utopia. O mais importante é buzinar e não parar... não cá prioridades, peões ou passadeiras a respeitar. A palavra de ordem é Siga!!!! O único inconveniente é a poluição... muita!!
O dia seguinte foi aproveitado para visitar o palácio do rei (que estava na cidade) e a medina.
Aqui aconselho vivamente irem com um guia pois aquela medina é labiríntica mas vale bem a pena: os burros de um lado para o outro a transportar mercadorias, a côr do comercio (dos fruto secos, especiarias, tecidos, tapetes, couros e pratas), o fabrico do pão e os constantes "berros" dos comerciantes formam um cenário fantástico. Ali tivemos hipótese de visitar a única madrassa (escola onde se ensina o corão) "visitável". Lá dentro podemos regalar-nos com as extraordinárias decorações tipicamente árabes todas feitas à mão. O almoço foi num restaurante numa ruínha minúscula onde ninguém diria que ali estava um belo restaurante com uma decoração, e atendimento, típicas.
Até ao fim do dia ainda tivemos oportunidade de visitar as mais diversas lojas, fábricas de joalharia, olaria (onde faziam umas mesas ladrilhadas à mão muito bonitas) e as "famosas" tinturarias do couro.... (as condições em que aquelas pessoas trabalham é que são deploráveis...)
Se quiserem comprar qualquer coisa, preparem-se para "marralhar". Eles pedem 500 vocês oferecem 50 e fecham negócio por 100! Ou trocam os vossos óculos ou boné.... Fantástico eheheh eles adoram um bom "marralhanço" (acho que nós também...). Como um marroquino me disse "português é como marroquino... não tem dinheiro!!" e ria-se a bandeiras despregadas!