8.21.2007

... na senda das aldeias históricas.

Pois é, arranjei mais uns diitas de folga e lá aproveitei para "arejar" mais um bocadinho.
Desta forma, munido de boa disposição e de bons amigos, lá rumei ao Parque Natural da Serra da Estrela (já lá não ia há cerca de 20 anos...).



Entrando por Seia, o caminho, até ao primeiro restaurante ("Mirante da Estrela"), foi feito sempre por estradas serpenteantes e que fazem a delícia de qualquer motociclista. Lá chegado, a vista era magnífica, uma vez que se situava na aldeia mais alta de Portugal - Sabugueiro. Embora o serviço tenha sido muito bom e servido por pessoas muito simpáticas, não me lembro, sinceramente, o que comi pois só me consigo lembrar da sobremesa: Doce de abóbora e noz, com queijo da serra!!! ... já me está a crescer água na boca... chlép, chlép....
Dali dirigimo-nos até à torre onde vale a pena dar uma voltinha no teleférico.



O seguimento da viagem contou com uma breve visita à "pista de ski de verão" em Manteigas. Não se andou de ski.... mas deu para dar uma refrescadela (leia-se molhar os pés) no fresco e límpido rio que por ali passava.
As aldeias históricas mais próximas foram os próximos "alvos a abater".
Depois de já ter conhecido Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo (Douro Internacional),
a primeira aldeia a visitar foi a aldeia natal de Pedro Alvares Cabral - Belmonte.



Quando lá entramos deparamo-nos com uma bela Feira Medieval a animar as "hostes".
A aldeia é muito bonita, está muito cuidada e o seu Castelo está em boas condições.
Como a noite já se aproximava foi decidido pernoitarmos pela Covilhã. A clássica cavaqueira ao serão foi dominada pelo cansaço, pois isto de andar de mota com o sol sempre a atestar também "moi" o mais resistente "guerreiro"!!!! ;)
O segundo "alvo", no dia seguinte, foi Castelo Novo, no Fundão.



Aqui vimos uma aldeia, que apesar de pequena, é extremamente bela e imaculadamente limpa! Um breve passeio por lá deu para apreciar os mais belos locais. Aqui achei "piada" a uma pequena lojinha de artesanato, Casa da Lagariça, com muito bom gosto, uma dona muito simpática e produtos regionais de qualidade (em sintonia com a localidade) que vale a pena visitar.
Como a fome já começava a apertar decidimos re-visitar Belmonte para almoçar (e experimentar uma tarte de leite condensado "medieval" que ficou "debaixo de olho" na primeira visita eheheh),mas não, sem antes ter sido picado por uma abelha no pescoço - valeu a rápida intervenção da minha "pendura" UFA!.....
O terceiro, e último, alvo foi Sortelha.



O caminho fez-se por estradas tortuosas mas em bom estado. Lá no cimo estava a aldeia muralhada. Por dentro está também muito cuidada e também oferece mais alguns serviços aos visitantes. Pode-se passear pela muralha e desfrutar das belas vistas. Para a descrever nada melhor que o site oficial da junta de freguesia: aqui.
O regresso dos guerreiros foi tranquilo e com a sensação que estes dois dias tinham sido cinco!!
Gostei de ver todos estes sítios bem cuidados, com pessoas simpáticas, com serviços de qualidade. Gostei de ver a imponência de toda aquela pedra, testemunha de um povo valoroso!!
Fica o desejo de conhecer as aldeias que restam.
Fica um abraço aos amigos que me acompanharam.
Fica, também, um beijo muito especial à minha "pendura" que foi uma verdadeira "guerreira" pois foi a sua primeira viagem de "longo curso" :*
Foram momentos de condão....

6 comentários:

Anónimo disse...

"Não escolho amigos à toa,
Sempre temendo algum perigo:
Primeiro escolho a PESSOA;
Depois escolho o amigo"

Eh eh, faço minhas as palavras do António Aleixo.

Foi um fim de semana de categoria!
Mayke

pessoa disse...

Grande Mayke!
Foi sem duvida um fim de semana de categoria. Outros mais virão sempre em boa companhia!

Obrigado

Jorge P. Guedes disse...

Mais uma bela passeata!

Conheço essas terras e sei que saõ lindas.


Só um reparo, Belmonte não é aldeia. É VILA do distrito de Castelo Branco, como Almeida, com osseus famosos e lindos burros, é também vila, do distrito da Guarda.

Eheheheh!...
O seu a seu dono, que podem ofender-se os belmontenses!

Um abraço e boa semana.

pessoa disse...

j.g.

Obrigado pelo reparo. O termo "aldeias históricas" levaram-me ao engano ;))

Obrigado
Um abraço

Alien David Sousa disse...

Pessoa, eu sei que a inveja é uma coisa muito feia e mais humana do que alienígena...mas acho que parte de mim está a adquirir certas facetas humanas: FIQUEI COM INVEJA!

Saudações alienígenas& kiss
p.s a tua caixa de comentários leva uma eterninada para abrir, se calhar tens posts a mais na MAIN PAGE no blog. Os videos pesam.

pessoa disse...

Olá Alien!
As tuas visitas aqui a este "planeta" serão sempre bem vindas, com o sem inveja eeheh ;)
Quanto à caixa de comentários... não tenho muitos vídeos (só dois do youtube) e não tenho colocado assim tantos posts... vou ver o que posso fazer.
Obrigado

Um abraço